terça-feira, 31 de março de 2020

Pão de alfarroba.







Olá boa noite! Este pãozinho não era para fazer parte aqui do blog. Não é que não o mereça. Claro que sim é maravilhoso, receitinha da Filipa Gomes.
Super pratica e rápida, um sucesso. Infelizmente  tempo agora é aquilo que mais me sobra, não queria confesso. Eu e maioria das pessoas estamos fechadas em casa porque assim  tem que ser. Então é estranho não ter horários, andar ao sabor de ... nada. Então ontem já bem tarde esbarrei mais uma vez no video da Filipa. Pronto teve que ser. Fazer a massa e super rápido. Deixar 8 a 12 horas a levedar?... Canja. Feito.
 Hoje, dia 31 de Março fomos brindados com um gélido nevão nas serras altas do nosso país. Bem cedo a neve começou a cair, cobrindo de branco pedaços de Portugal.  E eu com pão para coser, tem coisa que ligue melhor? Frio, neve, pão quentinho com manteiga e uma lareira acesa? Ahh nã... Pronto decidi colocar aqui, no Flor de Rosmaninho para fechar o mês de Março, com algo magico e simples. Neve e pão! Algo que já não se contava, depois dos dias quentes que estiveram, ainda na semana passada. Incrível! 

Deixo aqui o link do video da Filipa para seguirem a receita se quiserem, é fantástica. Filipa Gomes

A minha versão usei um pouco de farinha de alfarroba e fermento de padeiro, não tinha do seco. Resultado... Perfeito!




Ingredientes
2 chávenas de farinha de trigo sem fermento.
1 chavena de farinha de alfarroba
chávena e meia de água
fermento de padeiro a olho umas 10 a 15 gramas.

Preparação
(Desfazer o fermento num bocadinho de água morna, porque usei fresco)
Misturar tudo, tapar e deixar levedar por 8-12 horas.(ou até 24 horas)
Quando esse tempo passar, enfarinhar bem a bancada (ou papel vegetal, que fica mais fácil) e deitar a massa. Puxar de dentro para fora algumas vezes até forma uma bolinha. Virar a costura para baixo e deixar descansar tapado enquanto se pré-aquece o forno a 250° com uma panela la dentro (de ferro, de preferência, e que tenha tampa).
Assim que estiver super quente, passem a massa para dentro da panela, tapem e levem ao forno por 30 minutos. E a magia acontece!
Tirem a tampa e assem mais uns 10 minutos para uma crosta bem crocante.

(Aqui a preparação o texto é na integra da Filipa) Porque mudar o que esta perfeito ! ;)




 Esperemos que mês de Abril venha com a bonança, que já desesperamos por...  Março surpreendeu demasiado e não foi pelas melhores razões. 
De bom...? Muito pouco e este lindo manto branco em algumas zonas do Pais. 
Foi o motivo deste ultimo Post aqui no Flor de Rosmaninho! Demasiado bonito para ficar de fora, para não ser guardado... Neve ♡  Adoro Neve!









Bom Apetite!




Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita!