sábado, 7 de março de 2020

Manteiga de Amendoim!




Manteiga de Amendoim tão simples de fazer. Algo que nunca mais compro.
Faço eu em casa, além de muito mais barato, pelo menos sei que não nenhum tipo de corantes ou conservantes.
A manteiga de amendoim é um produto alimentar preparado a partir da moagem do amendoim torrado seco, que resulta num creme de barrar natural. Contudo, existem no mercado versões que deverão ser evitadas, uma vez que contêm sal, açúcares adicionados e gorduras hidrogenadas.

Beneficiários do uso da manteiga de Amendoim:saiba direitinho aqui
"O amendoim é um excelente alimento que – quando consumido com moderação devido ao seu valor energético – pode constituir uma boa fonte de vitaminas, minerais e fitoquímicos com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias na nossa alimentação.
Assim, na sua composição podemos encontrar mais de 20 aminoácidos, polifenóis, antioxidantes, vitaminas e minerais. Entre as vitaminas destacamos a vitamina E, os folatos e as vitaminas do complexo B, nomeadamente as vitaminas B3 e B6.
A manteiga de amendoim é, também, rica em minerais como o magnésio, fósforo, potássio, zinco, cobre e manganésio. Possui, ainda, na sua composição resveratrol, flavonóides e fitoesteróis que auxiliam na proteção cardiovascular, uma vez que desempenham um papel importante na regulação do colesterol.
As gorduras presentes são essencialmente gorduras insaturadas (mono e poliinsaturadas), podendo ser uma ótima alternativa às gorduras de origem animal, que auxiliam na redução do LDL – lipoproteína de baixa densidade, o conhecido “mau colesterol”.

Pelos benefícios já mencionados, a manteiga de amendoim, de uma forma geral, é adequada a toda a população saudável, podendo ser integrada num plano alimentar equilibrado."


"Mas cuidado com excessos pois também tem malificios 
A manteiga de amendoim pode ser perigosa para a dieta e para a saúde quando consumida em excesso.Cada 100 gramas de manteiga de amendoim tem cerca de 580 calorias. Recomenda-se, por isso, moderação no seu consumo.  
Se algumas opções comercializadas são naturais e benéficas, outras são altamente processadas, carregando uma lista de ingredientes nocivos para a saúde e bem estar de quem os consome.                                                
Observe minunciosamente os rótulos e tenha em atenção a adição de açúcares, de sal, de gorduras transgénicas e de outros óleos. As alergias são outro dos riscos da manteiga de amendoim. Sendo que os amendoins se apresentam como um dos maiores alergénios do mundo.       
 É muito importante saber se é alérgico ao amendoim. Os sintomas de alergia podem incluir erupções cutâneas, tonturas, vómitos, tosse, inchaço ou, em casos mais severos, dificuldades respiratórias ou mesmo a morte."


Ingredientes
250 gr de amendoim com casca

Preparação
Descasque  os amendoins e tire a pele do amendoim (casquinha vermelha) 
Leve ao forno pré aquecido a 170ºC a torrar cerca de 5 a 10 minutos, reserve arrefecer.
Coloque num robot de cozinha (thermomoix) e triture até obter um creme bem oleoso (manteiga de amendoim)vel./ 3, 5 e 7.
Vá descendo  a pasta das paredes do copo e volte a triturar..
Reserve num frasco esterilizado.
Esta pronto, mais simples impossível.





Bom Apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita!