Frango assado!




Frango assado! 
Quem é que não gosta? Acho difícil encontrar alguém que não goste de frango e assado, então. É um festim.
Acho que toda a gente tem lembranças de almoço de domingo em família com o belo frango assado.
Eu tenho, doces memórias. eu, irmãos, primos e amigos de rua a brincar na rua entre quintais. E depois a minha avó chamava para almoço e era entrar na cozinha e sentir o cheiro do frango assado. Ohh paraíso. Graças a Deus lá em casa teve sempre um bom galinheiro, sempre cheio de galinhas, carne branca e ovos nunca faltou lá por casa. E quando tiro  um, assim do forno bem douradinho.
Impossível não lembrar da cozinha da minha avó, do cheiro bom, que nos arrastava para a mesa. Mas o da minha avó era melhor confesso, frango caseiro é outro nível.
 De vez em quando lá chega um do galinheiro da mamy. A dificuldade é escolher fazer assado no forno, ou a bela da cabidela.
Frango é tão versátil dá para mil e uma receitas, fantásticas.
Decididamente a carne mais consumida aqui por casa. 


Ingredientes
1 frango aberto a meio
1 batata por pessoa
1 cenoura por pessoa 
Azeite q/b
Vinho branco q/b
Paprika q/b
Gindungo em Vagem (1unidade)
coentros frescos q/b
tomilho fresco q/b

Preparação 
Tempere o frango directo na assadeira com azeite, vinho,  PaprikaGindungo em VagemAlho em pó Flor de sal fumado a frio, coentros frescos e o tomilho fresco. esgregue bem o frango todo com esta marinada, reserve.
entretanto descasque as batatas e as cenouras corte as batatas, em quartos e as cenouras a meio, ao comprimento. coloque numa travessa funda e regue com um fio de azeite e junte tambem, PaprikaGindungo em VagemAlho em pó Flor de sal fumado a frio, coentros frescos e o tomilho fresco. Misture bem para que fiquem bem temperadas também. 
Ligue o forno a 200ºC coloque a batata e cenoura a volta do frango na assadeira. raspe bem os temperos para junto do frango. Leve ao forno com a parte interna do frango virada para cima. 
Passados uns 30 minutos vire ao contrario mais 30 minutos. Va mexendo batata e cenoura para que fiquem bem assadas e caramelizadas, todas por igual.
Nos ultimos 5 a 10 minutos depende do forno, ligue o grill, para o frango ficar com a pele bem tostadinha, dourada.
Acompanhe com uma salada verde e um arroz branco para quem quiser.





Nesta receita contei com o Apoio das seguintes empresas, com seus produtos de elevada qualidade.
Podem consultar aqui seus produtos, obrigada.


Bom Apetite!




4 comentários:

  1. Boa tarde.
    Hummmm, gosto tanto e que aspeto delicioso,
    Sobrou algum pedacinho para mim?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde:- Visitando o seu blogue, senti-me logo de imediato apaixonado. E não foi só pelo aspecto do frango assado, lol

    Sem dúvida que o seu blogue é muito bonito e, direi até,m que saboroso, visto nos alimentar a gula, lol

    Fiquei seguidor como não podia deixar de ser
    .
    Cumprimentos poéticos
    .
    ^^^ Pensamentos e Devaneios Poéticos ^^^

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, fico feliz que tenha gostado, de coração cheio com suas palavras.
      Beijinho
      Elsa

      Eliminar
  3. Não posso de deixar um comentário.
    És fantástica.

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita!