segunda-feira, 23 de março de 2020

Bolo Mousse de Chocolate!







Tem bolos que é praticamente impossível resistir. Claro para quem for amante de chocolate no caso deste, que é chocolate por todos os lados. Uma decadência em forma de chocolate negro. 
Este já andava aqui à muito tempo com vontade de o fazer. E sim agora tempo vai sobrando... 
Resultado foi tão bom que nem arrefeceu na totalidade. Almas quase penadas andavam aqui a circular a volta desta pequena maravilha culinária. Um bolo extra cremoso sem farinha. Que depois de bem frio superou expectativas.
Uma forma também de dar as boas vindas, à Primavera que já se instalou. Desalojando assim o Inverno.
Dando lugar a dias maiores mais quentinhos e bem coloridos. Primavera sinonimo de cores e flores. 
Como já devem ter percebido adoro flores, tento sempre nas minhas partilhas introduzi-las, flores, elementos ligados a terra a natureza.  E junto com este bolinho trago 1 magnifica Magnólia, de cor purpura bem suave. Adoro esta árvore. Porque 1º vêem as flores e só depois as folhas. 
Ao contrario da grande maioria, 1º as folhas depois as flores.
A minha preferida é a magnólia de cor branca, adoro. É como uma nuvem cravada, presa  num tronco...
Estas lindas flores faziam parte das ultimas da árvore, pois já esta quase toda verde, cheia de folhas linda, bem fresch. 
E pronto tiveram a honra de fazer parte deste Post, de um decadente Bolo mousse de Chocolate. Uma perdição acreditem. Porque com o que se tem passado no Mundo a Primavera entrou tão singela, com muito pouco protagonismo. Por isso  sê bem vinda, colorida Primavera e ajuda a curar o nosso planeta  desta doença. 
❤️Vamos todos ficar bem❤️




Ingredientes 
7 gemas
100 gr de açúcar amarelo
175 gr de chocolate preto
150 gr de manteiga
40 gr de cacau
7 claras
50 gr de açúcar amarelo
1 pitada de Flor de sal Natura com Piri-piri suave

Preparação Tradicional
Ligue o forno a 210ºC 
Coloque o chocolate a derreter com a manteiga  em banho Maria assim que tiver derretido reserve para arrefecer um pouco, junte a Flor de sal Natura com Piri-piri suave e misture bem.
Forrar uma forma com papel vegetal fundo e lateral, reserve.
Bater as gemas com 1 parte de açúcar, até esbranquiçar.

Bater as claras em castelo bem firme com 2 parte de açúcar, reserve.
Junte o chocolate derretido as gemas e junte bem,  junte também o cacau em pó. E por fim, lentamente e em movimentos suaves, com ajuda de um fue  mistures as claras sempre de fora para dentro, com cuidado para não perderem muito ar.

Passe o bolo para a forma e leve ao forno, 15 a 20 minutos depende sempre do forno. Vá testando. Tem que cozer nas bordas e centro fica cremoso, deixe arrefecer, dentro da forma o calor residual vai ajudar a prender mousse. 

Preparação Robot de Cozinha Thermomix
Ligue o forno a 210ºC 
Forrar uma forma com papel vegetal fundo e lateral, reserve.

Coloque o chocolate e  manteiga, dentro do copo dê uns toques de turbo, programe 5 mint/ 70ºC, retire para um taça, reserve arrefecer um pouco. Misture a  Flor de sal Natura com Piri-piri suave


Lave e seque o copo. ( use um outro copo se tiver. Ou derreta chocolate em banho maria)
Coloque as claras dentro do copo com borboleta  programe 6mint/vel.3,5 aos pocos adicione a 2º parte do açúcar reserve. Sem lavar o copo coloque as as gemas e a 1º parte de açúcar, 4minut/ vel3,5 com borboleta. Junto o chocolate derretido mais 2 minutos, mesma velocidade com borboleta. Junte o cacau mais 2 minutos, mesma velocidade com borboleta.

E por fim , lentamente e em movimentos suaves, com ajuda de um fue  mistures as claras sempre de fora para dentro, com cuidado para não perderem muito ar. 

 Passe o bolo para a forma e leve ao forno, 15 a 20 minutos depende sempre do forno. Vá testando. Tem que cozer nas bordas e centro fica cremoso, deixe arrefecer, dentro da forma o calor residual vai ajudar a prender mousse. 








Esta receita contou com  o apoio de Gourmet Aqui

1 comentário:

  1. Bom dia:- O aspecto visual é divino. Mham, mham, mham....
    .
    Uma feliz Terça-Feira

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita!