quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

Bolo de Laranja e Tangerina aromatizado com fava Tonka!



Estamos no pico do Inverno e os frutos críticos abundam. É ver laranjeiras, tangerineira, limeiras e limoeiros carregadinhos de fruto.
E são...tão bonitas as árvores com formas arredondas verdes com  grandes e pequenos pontos cor de laranja e amarelo, os frutos claro.
É também nesta fase, inverno que  este tipo de fruta esta no seu ponto alto. Seja tudo grita Vitamina C. E todos sabemos que não tem nada melhor, com mais sabor do que produto de época.
Então hoje trago laranja e tangerina, todas elas biológicas, do melhor. Num delicioso bolo aromatizado com fava tonka. Esta fantastico já provei. 
E depois tem aqueles dias especiais na nossa vida que tem que ser marcados celebrados com algo especial. Ontem era um desses dias. 22 de Janeiro ❤️.
103 anos de uma Rainha. E dia de festa na aldeia, agora cidade. S. Vicente padroeiro da minha freguesia. Tinha que ter bolinho, não concordam?
Então foi juntar as laranjas, as tangerinas, as datas a comemorar e claro a grande vontade de fazer um bolo. E saiu este bolinho delicioso carregado de vitamina C. Perfeito para combater os estados gripais que se fazem sentir. Fruto da época, assim diz o povo!


Ingredientes para topo do bolo
1 laranja
2 a 3 tangerinas
100 gr de açúcar mascavado
sumo de 2 laranjas e 3 tangerinas

Ingredientes para bolo
sumo de 2 laranjas 
sumo de 3 tangerinas
raspa de 1 laranja
raspa de 2 tangerinas
200 gr de açúcar mascavado
270 gr de farinha
4 ovos
1 fava tonka raspada
1 colher de chá de fermento para bolos

Preparação metodo Tradicional!
Forre uma forma de fundo amovível com papel vegetal fundo e laterais, ligue o forno a 170Cº

1- Comece pela parte que vai ser o topo do bolo, com ajuda de uma mandolina corte a laranja e as tangerinas em fatias coloque dentro de uma sertã anti aderente com o sumo da fruta e o açúcar. Leve ao lume brando e deixe a fruta cozer e reduzir a calda, ate ficar tipo caramelo espesso, reserve até arrefecer.

2- Passe para massa de bolo.
Separe as gemas das claras, bater as claras em castelo , reservar.
Junte o açúcar com as gemas e batas muito bem até obter um creme leve e fofo, junte as raspas das frutas e raspe também a fava tonka.
Sem parar de bater junte o sumo da fruta.

3- Adicione a farinha aos poucos com o fermento, misture bem. Por fim junte as claras em castelo e envolva muito bem.

4- Entretanto as rodelas de laranja e tangerina cozinhadas já arrefeceram disponha- as a gosto no fundo da forma assim como o caramelo que se formou e verta a massa do bolo por cima.
Leve ao forno 30 a 40 minutos até ficar douradinho e cozido. Fazer teste do palito.



Preparação Robot de Cozinha Termomix
1- Forre uma forma de fundo amovível com papel vegetal fundo e laterais, ligue o forno a 170Cº

2- Comece pela parte que vai ser o topo do bolo, com ajuda de uma mandolina corte a laranja e as tangerinas em fatias coloque dentro de uma sertã anti aderente com o sumo da fruta e o açúcar. Leve ao lume brando e deixe a fruta cozer e reduzir a calda, ate ficar tipo caramelo espesso, reserve até arrefecer.

3- Separe as gemas das claras bater vel.3,5/4 minutos/com borboleta, retire do copo e reserve.
Com ajuda de descascador retire a parte vidrada a 1 laranja e 2 tangerina junte o açúcar e pulverize as cascas da fruta. Junte as gemas e a fava tonka raspada.
Volte a colocar a borboleta e bater vel.3,5/ 4 minutos.
Junte o sumo das frutas, bater mais uns segundos. Sem parar de bater vá juntando a farinha peneirada com o fermento  e por fim as claras em castelo, mais 4 min/vel.3,5.

4- Entretanto as rodelas de laranja e tangerina cozinhadas já arrefeceram disponha- as a gosto no fundo da forma assim como o caramelo que se formou e verta a massa do bolo por cima.
Leve ao forno 30 a 40 minutos até ficar douradinho e cozido. Fazer teste do palito.





Bom Apetite!




1 comentário:

Obrigada pela visita!