segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

Bacalhau confitado em cama de Puré de Grão de Bico com crumble de broa e couve Galega!


E eis que chegamos ao mês de Dezembro, mais um ano passado...
E para dar inicio ao mês de Dezembro aqui no blog, trago um bacalhau que pessoalmente gosto muito. Mas só o faço no Inverno dias frios. E é uma otima sugestão para a noite de Natal ou de Ano novo, claro se não tiverem uma mãe como a minha. Nesta noites tem que ser bem tradicional.(Bacalhau cozido com batata, penca, grelos e couve galega).
Mas vamos a este bacalhau em cama de grão com um crumble de couve galega, alho e broa. Uma delicia acreditem-me! E muito simples de fazer também. Vamos lá espreitar a receita?
Este confitado é um pouco aldrabado mas a vezes temos que ajustar tempos ao tempo! Verdade que confitar é cozinhar a baixa temperatura, só acelarei um pouquinho o processo mas não rouba qualidade ao prato em si, prometo.
Um prato perfeito para degustar, num dia frio e chuvoso de inverno ❤️



Ingredientes
4 lombo de bacalhau 
Azeite q/b
6 dentes de alho esmagados com casca
3 hastes de tomilho fresco

Ingredientes para Puré de Grão
1 fraco de grão de bico já cozido (420gr)
1 tira de pimento com 2cm de largura
Azeite q/b
1 dente de alho
sumo de meio limão
1 pitada de flor de sal
1 pitada de pimentão doce

Ingredientes para Crumble 
6 folhas de couve galega 
400gr de broa Azeite q/b
2 dentes de alho

Preparação do bacalhau
Comece pelo bacalhau, coloque numa assadeira onde fiquem bem acondicionados os lombos (espaço à justa assadeira, lombos) Para poupar no azeite. Cubra os lombos na totalidade com azeite esmague os alhos com a pele e disponha junto ao bacalhau assim como as hastes de tomilho. Leve ao forno, em baixo  a 250ºC assim que o azeite começar a ferver, baixe a temperatura par 180ºC de deixe cozinhar por 30 minutos. 
Preparação do Puré de Grão
Num robot de cozinha (usei thermomix) coloque o grão escorrido a tira de pimento, alho, sumo de limão, flor de sal e o pimentão doce, triture tudo alguns minutos vel. 3/5 e 7 até obter um puré bem homogéneo, Rectifique o tempero e reserve.

Preparação do Crumble
Limpe as folhas da couve, retire o tronco, sobreponha umas nas outras e enrole. Corte em juliana o mais fininho que conseguir. Tipo para caldo verde, reserve.
Parta a broa aos pedaços coloque dentro do copo da bimby e dê uns toques de turbo até estar triturada a gosto, reserve.
Numa sertã coloque azeite e os dentes de alho esmagados assim que começar a ferver coloque a couve e deixe cozinhar por uns 5 minutos sempre a mexer aos poucos vá juntando a broa picada e envolva bem no azeite e alho deixe cozinhar alguns minutos até ficar bem crocante, reserve.

Preparar o prato
Gosto de preparar os pratos de forma individual
Coloque uma porção de humus no prato o bacalhau em cima e cubra todo o topo do bacalhau com o crumble, sirva imediatamente com um bom vinho acompanhar e não se vai arrepender. Prometo...
Notas: O azeite que usou para confitar o bacalhau pode guardar e depois usar noutros pratos de peixe, claro. Não desperdice.










2 comentários:

  1. Aqui em casa gostamos muito de bacalhau, achei esta sugestão muito interessante.
    Excelente aspecto.
    Boa semana

    ResponderEliminar
  2. O bacalhau é sempre uma óptima sugestão e este parece divinal! Adoro a combinação! Se tiver interesse, passe em pegadasa4.blogspot.com!

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita!