Páginas

sexta-feira, 22 de novembro de 2019

Batatas Hasselback



Batata!
Quem não gosta, quase impossível resistir a uma boa batata assada, frita, em puré, grelhada ou até mesmo cozida.
Sabiam que:
A batata começou, antes de mais, por ser apenas uma curiosidade botânica, que muito agradava à aristocracia europeia. Dois séculos depois da sua introdução na Europa, Maria Antonieta adornava os seus cabelos com flores da planta da batata, enquanto o marido, o rei Luís XVI, as usava à lapela. O seu consumo como alimento generalizou-se apenas no século XVIII, fustigado por sucessivas crises alimentares e períodos de fome Em 1710, 40% da população do Reino da Prússia morreu devido à escassez de alimentos e é nessa altura que a batata começa a ganhar a simpatia de alguns grupos. Em 1740, Frederico II, o Grande, rei da Prússia, mandou distribuir um manual sobre como cultivar a batata, com o objetivo de combater a inanição.
A batata inaugurou o século XX num papel de destaque no panorama agrícola e alimentar, mantendo a sua preponderância ao longo do tempo, sendo hoje uma das principais bases da alimentação humana, em todo o mundo.
Em Portugal, a batata foi inicialmente cultivada em meados do século XVIII, em regiões como Trás-os-Montes, Minho e Beiras. As invasões napoleónicas, no início do século seguinte, com os soldados franceses a trazerem batatas nas suas provisões, ajudaram a divulgar o alimento.
Em 1870, o livro de culinária O Cozinheiro dos Cozinheiros, da autoria de Paulo Plantier, coloca pela primeira vez a batata nos tratados de culinária, apresentado 18 maneiras de a cozinhar. Seis anos depois, outro livro, Arte de Cozinha, de João da Mata, introduz a batata nas mais variadas receitas, tornando-a indispensável à gastronomia portuguesa.
Pode ver mais factos muito interessante sobre a batata: AQUI
Mas a que trago hoje é a Batata Hasselback, uma batata que fica com uma apresentação lindíssima. E que combina muito bem com carne ou peixe.



Ingredientes
Batatas (as que quiser)
Flor de sal q/b
Alho em pó q/b
Azeite q/b
Salsa seca q/b

Ingredientes Molho
2 dentes de alho
60 ml/gr de azeite
15 ml/gr vinagre branco
pimenta preta moida na hora q/b
Flor de sal q/b

Preparação
Comece por lavar muito bem as batatas, com ajuda de um esfregão mesmo, seque-as.
Tente que tenham todas mais ao menos menos mesmo tamanho.
Corte as batas as rodelas fininhas mas sem separar unida pelo fundo(base)
Aqui tem um truque coloque a batata dentro de uma colher de sopa e fatie a batata, a borda da colher não deixará que a faca vá até ao fundo separando a batata.
Coloque dentro de uma assadeira, reserve.
À parte numa tigela junte o azeite, alho em pó, flor de sal e a salsa seca mexa muito bem até dissolver a flor de sal. E regue as batatas com este molho.
Tendo o cuidado de fazer com que o molhe se entranhe nos golpes da batata. Para fazer chegar o sabor dentro da batata.
Leve ao forno a 200ºC cerca de 40 a 60 minutos . Durante o tempo que esta a assar regue a batata com o molho.

Preparação de molho para batata. Método Termomix
Entretanto ao lado num robot de cozinha coloque 2 dentes de alho, 60 ml/gr de azeite, 15 ml/gr vinagre branco, pimenta preta moída na hora q/b e uma pitada de flor de sal q/b. Triture 1 mint/vel.4. Reserve.

Preparação de molho para batata. Método Tradicional
Coloque num copo alto os dentes de alho, 60 ml/gr de azeite, 15 ml/gr vinagre branco, pimenta preta moída na hora q/b e uma pitada de flor de sal q/b. Triture com ajuda da varinha magica. Reserve.

Assim que as batatas estiverem assadas sirva com uma carne grelhada, assada ou com peixe também vai muito bem. regue generosamente com o molho que fez.
Prometo que não se vai arrepender.




 
 Bom Apetite!



1 comentário:

Obrigada pela visita!