Páginas

quinta-feira, 25 de abril de 2019

Arepas! Um Pão que nos chega da Venezuela.





 arepa é um prato de massa de pão feito com milho moído ou com farinha de milho pré-cozido nas culinárias populares e tradicionais da VenezuelaColômbia e Panamá (onde é conhecido como tortilla e changa). É um dos pratos tradicionais e emblemáticos da Venezuela e Colômbia

A arepa era preparada e consumida pelos ameríndios do actual território da Venezuela, Colômbia e Panamá antes da chegada dos espanhóis; hoje é considerada um ícone gastronómico da Venezuela e Colômbia, e uma herança comum compartilhada por essas nações.(Informação retirada aqui)
E hoje são dia 25 de Abril, dia do desafio do Cantinho das Cozinheiras onde este mês temos o Blog O meu refugi Culinário! da Mary Soliani, como Blog de inspiração. E como a menina Mary é de origem Venezuelana eu achei por bem trazer aqui estas meninas as Arepas!!
Espero que gostes Mary da minha apresentação deste pãozinho tão simples de se fazer. E que se pode combinar com centenas de sabores.
Bem eu gostei de o fazer. 
Deu um lanche muito agradável cá em casa todos gostamos a combinação arepas/recheio. Não as fritei achei que ficariam com muita gordura, em baixo na preparação explico como fiz.
Acho também uma otima sugestão para levar, num lanche, para a praia ou um passeio no campo.



Ingredientes 
400 gr. Farinha para Arepas (Pan)
600 gr. Água
Sal q.b.


Ingredientes recheio
1 abacate
1/2 cebola
5 tomates cereja
Azeite q.b.
Sumo de 1 limão
Pitada de flor de sal
Fiambre de frango 

Preparação Tradicional das arepas
Aqueça a água ligeiramente pode ser microondas, junte a farinha e o sal amasse com as mão ate se descolar das mão deixe descasar uns 3 a 5 minutos.
Divida a massa em pequenas bolas , que depois irá achatar em forma de disco, todas o mais idênticas possível.
leve uma sertã anti aderente ao lume e com ajuda de uma folha de rolo de cozinha unte o fundo com azeite eleve la os discos dois minutos de cada lado, passando em seguida para um tabuleiro no forno ou como no meu casa para actifry  durante mais 7 minutos de cada lado,  ate ficarem douradinhas e cozidas no interior. 
E ficam perfeitas sem estarem ensopadas em gordura.

Preparação Robot e Cozinha (Bimby)
Meta no copo a água e o sal  2 minutos a Temp. 37º vel 4. Junte a Farinha sem temperatura e ponha 1 minuto a vel espiga. Amasse um pouco com as mãos para testar massa (não colar as mãos)
Divida a massa em pequenas bolas , que depois irá achatar em forma de disco, todas o mais idênticas possível.
leve uma sertã anti aderente ao lume e com ajuda de uma folha de rolo de cozinha unte o fundo com azeite eleve la os discos dois minutos de cada lado, passando em seguida para um tabuleiro no forno ou como no meu casa para actifry  durante mais 7 minutos de cada lado, ate ficarem douradinhas e cozias no interior. 
E ficam perfeitas sem estarem ensopadas em gordura.

Preparação do recheio
Pique a cebola  e o tomate para uma tigela, junte o abacate e com ajuda de um garfo faça puré tempere de azeite, sumo de limão e uma pedrinhas de flor de sal. Enrole as farias de fiambre e corte as tirinhas.

Abra as arepas sem separar e encha com puré e abacate e fiambre, salpique com cebolinho picado e sirva vai ser um sucesso entre os mais jovens!


A cozinhar com Mary Soliani 


Bom Apetite! 


3 comentários:

  1. Ai... fiquei a babar. Que óptimo aspecto:)) adorei a receita :))

    HOJE, DO NOSSO GIL ANTÓNIO :-Meu amor: Eu estou aqui.

    Bjos
    Votos de uma óptima noite

    ResponderEliminar
  2. Elsa fiquei tão feliz por teres escolhido as arepas e ainda para mais teres um acompanhamento 5*,....ainda bem que gostaste.
    Obrigada :)
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita!