Sunomono, Salada de Pepino Agridoce!



Pepino gostam? Eu gosto muito e muito diurético como sabem.
Uma otima salada para começar a preparar o corpo para o Verão para a praia...
Esbarrei com esta salada no Vegana logo me despertou os sentidos e as memórias de criança. Em casa dos meus pais no verão na altura dos pepinos e tomates o saco do sal instalava-se na garagem. E era arrancar o tomate ou pepino directo da planta lavar descascar o (pepino) rachar em quatro, colocar sal grosso e comer assim directo. 
Oh coisa tão boa, e eram assim meus lanches de verão, meus e dos meus irmãos. Mas atenção isso ainda é habito em casa dos meus pais. 
Agora até com uma nova variedade de tomates o cereja, bem esses é apanhar e comer directo maioria das vezes sem lavar. 
Lá em casa dos pais tudo biológico, sem pesticidas e como dizia a minha querida avó " Ahh o que não mata engorda "
E fartei me de comer pepinos assim só rachados ao meio com sal! E era tão bom.
Por isso quando vi esta saladinha pensei,bem esta vou ter mesmo que fazer e colocar no blog.
E pronto cá esta ela. É maravilhosa já fiz mais que uma vez, vou fazer muitas vezes certamente, acompanha muito bem peixe e carnes grelhadas, mariscos e até numas belas sandes.  E o molho pode se fazer logo uma boa quantidade e reservar no frigorífico, sempre pronto a usar.
E pronto lá estou aqui toda lamechas com memórias de infância relacionada com comida. Mas são estas coisas que me enchem o coração e me fazem depositar tanto Amor nas refeições que preparo. E tento passar estas experiências a meus filhos. Porque os tempos mudaram tanto e as crianças de hoje em dia não tem acesso a tanta coisa boa que eu tive em criança. Brincar na rua até altas horas da noite no Verão, apanhar legumes, fruta directo da árvore e comer. Alguma vez minha mãe ou minha avó se preocupou com o que eu lanchava? Ahh nã, tinha sempre algo a mão no quintal da mãe, da avó ou até mesmo dos vizinhos.
Ir para o campo com o meu avô, tive uma infância maravilhosa é verdade.
Sabores que perduram na minha memória.
Adoro estas lembranças ❤️


Ingredientes
1 pepino japonês ou holandês grande cortado em fatias bem finas
1 colher de sopa de sal marinho 
3 colheres de sopa de vinagre de arroz
2 colheres de sopa de açúcar amarelo
2 colheres de sopa de sementes de sésamo brancas e pretas

Preparação
Lave muito bem o pepino pois vai usar a casca na sua totalidade.
Com ajuda de uma mandolina corte o pepino em rodelas finas, disponha sobre um escorre-dor grande com o sal grosso para que o pepino desidrate um pouco (15 a 30 minutos).
Entretanto leve as sementes de sésamo a tostar um pouco e reserve também. Num tacho coloque o vinagre de arroz com o açúcar, leve ao lume até o açúcar dissolver  completamente, deixe arrefecer.
Entretanto passe o pepino por agua fria para retirar o excesso de sal e seque com papel absorvente, disponha numa travessa e regue com o molho já frio e salpique generosamente com as sementes torradas .


Esta salada acompanha muito bem com peixes, carnes grelhadas e fica otima em sandes.
Pode por também uns pingos de azeite ou óleo de sésamo e pimenta para temperar. Eu não usei nada disso apenas o molho de vinagre de arroz e açúcar, na minha opinião é suficiente.



Bom Apetite!



Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita!