terça-feira, 11 de setembro de 2018

Pudim de Maracujá com polpa de Maracujá!






Maracujá! 
São deliciosos. Adoro!
Eu tinha esta  receita nos meus planos já algum tempo. 
Desde uma ida a ilha da Madeira algum tempo atrás. 
E este delicia ficou a espera da época de maracujá! Podia comprar, sim eu sei, tem o ano inteiro no super mercado. Mas eu gosto das coisas na época onde o sabor está em todo seu explorador.
Este pudim de maracujá é uma das iguarias da ilha, ente outras muitas mais.
E como uma apaixonada por fruta que sou, esta não me poderia falhar. 
E que vale mesmo, a pena fazer, acreditem me.
E bem simples de se fazer. Esta receita fiz de um livro com receitas da Madeira que trouxe de lá. Exactamente o meu (recuerdo) perfeito, um livrinho de receitas típicas da zona, melhor? Impossível.

Madeira uma ilha que vale a pena visitar, é linda


Ingredientes
1 kg.de maracujás
125 gr de açúcar(não usei)
1 lata de leite condensado
3 dl. de natas (usei um pacote)
4 claras de ovo
5  folhas de gelatina(usei 5)
(3 colheres se sopa de leite quente, isto acrescentei eu)

Preparação Tradicional
1-Colocar a gelatina de molho em água fria.
2-Bater as as natas bem firmes,reservar no frio.
3-Bater as claras em castelo e reservar também.
4- tirar a polpa a 6 maracujás e juntar com o leite condensado.
5- Juntar delicadamente as natas com as claras, não mexer muito para não perder o ar.
6-Dissolver a gelatina no leite quente e juntar ao leite condensado, mexendo muito bem para que fique bem dissolvida as folhas de gelatina. E por fim também com cuidado juntar as claras e as natas já misturadas.
7-Passar para uma forma e levar ao frio no mínimo 4 horas.
Eu usei uma forma de plástico passei por água fria previamente para ajudar a desenformar.
Por fim desenformar retirar a restante polpa aos maracujás e colocar por cima do pudim.
Depois é só degustar esta maravilha.
Nota= Eu não usei açúcar na polpa do maracujá optei pela acidez natural da fruta, o que combina na perfeição com a doçura do leite condensado.
A receita original manda levar a polpa da fruta,com o açúcar ao lume 5 a 10 minutos.


Receita Robot de cozinha
1-Colocar a gelatina de molho em água fria.
2- Colocar as natas bem frias no copo com borboleta começar vel.2 passe para 4 . Aqui convém estar atento tempo pode variar.
Assim que estiver retire e reserve no frio.
3- Com o copo limpo e seco bater as claras em castelo também com borboleta vel.4 até estarem bem firmes. Reservar também no frio.
4- Sem limpar o copo e com borboleta colocar o leite condensado e polpa de 6 maracujás.
E sem para de bater junte a gelatina dissolvida no leite quente.
5- Por fim com maquina ligada na vel. 2/ com borboleta,vá juntando pelo bocal 1º as natas e depois as claras sempre vel.2 / 2 minutos. Só para envolver bem a mistura.
6-Passar para uma forma e levar ao frio no mínimo 4 horas.
Eu usei uma forma de plástico passei por água fria previamente para ajudar a desenformar.
Por fim desenformar retirar a restante polpa aos maracujás e colocar por cima do pudim.
Depois é só degustar esta maravilha.
Nota= Eu não usei açúcar na polpa do maracujá optei pela acidez natural da fruta, o que combina na perfeição com a doçura do leite condensado.
A receita original manda levar a polpa da fruta,com o açúcar ao lume 5 a 10 minutos.






Bom Apetite!


5 comentários:

  1. Adoro maracujás e achei esse pudim maravilhoso.
    Boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola querida, São!
      É maravilhoso sim de uma frescura fantástica.
      Experimenta tenho certeza que não vais arrepender.
      Obrigada pela visita.
      Beijo
      Elsa

      Eliminar
  2. Adoro essa fruta, deve ser com certeza uma delícia esse pudim!
    Beijinhos.
    http://www.opecadomoraemcasa.pt/

    ResponderEliminar
  3. Também é das minhas frutas preferidas!
    Adoro maracujá!
    Este pudim ficou lindo e deve ser uma maravilha.
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita!