quinta-feira, 28 de junho de 2018

Risotto de Alheira com Cogumelos & Espinafres, acompanhado com Plumas de Porco na Brasa!




Risotto de alheira com cogumelos e espinafres é muito, muito bom. Guloso, um pouco calórico também mas um dia não são dias.
Este é o risotto preferido de meu filho ele adora come como se não tivesse amanha. Faz se muito lá por casa afinal filhote gosta e de preferência acompanhado com secretos de porco ou plumas.
Neste caso foi com Plumas.
Uma refeição ótima para um jantar descontraído com amigos num serão de fim de semana. Onde se pode dividir tarefas uns tratam de grelhar a carne outros do risotto e faz se tão rápido. 
Uma ótima sugestão agora para o verão, acabadinho de entrar.

Ingredientes

1 alheira
3 dentes de alho
1 malagueta
Azeite Q/B
200 gr de arroz para risotto// Arbório ou Carnaroli
100 gr de cogumelos brancos frescos
100 gr de espinafres frescos 
1 litro de água bem quente 
Flor de sal
Vinho branco de boa qualidade Q/B
1 colher de sopa de manteiga 
100 gr de queijo mozzarela 

Preparação Robot de cozinha (Bimby)

Coloque a água a ferver numa cafeteira eléctrica 
Coloque o azeite com os alhos e a malagueta no copo triture 10seg/vel7.
De 5 minut de 100ºC/vel2, refresque com vinho e dê mais 5 minutos a 100ºC.
Junte a alheira e refogue 3 minutos 100ºC/ vel. colher inversa, adicione o arroz, 100ºC/ vel.colher inversa 2 minut. Va juntando a água concha a concha tem que ir vigiando constantemente Durante 15 a 20 minutos (neste risotto uso apenas agua não caldo pois alheira ja tem muito sabor) 
Numa sertã ao lado salteie em alho e azeite os cogumelos e os espinafres por 5 minutos, assim que estiverem junte ao arroz, assim com o molho que está na sertã (muito sabor).
Junte por fim a manteiga e queijo e com espátula envolva muito bem. ajuste por fim o sal cuidado que alheira já tem sal.
Sirva de imediato, acompanha com plumas de porco grelhas na brasa apenas com flor de sal.  

Preparação tradicional
Coloque a água a ferver numa cafeteira eléctrica.
Leve um tacho com azeite, alho e a malagueta bem picadinhos e deixe alourar refresque com vinho branco e deixe cozinhar una 5 minutos até o álcool evaporar coloque a alheira esfarelado e o arroz e v´adicionando a água aos poucos (uso uma concha de sopa) até o arroz cozinhar 15 a 20 minutos. 
Ao lado numa sertã coloque mais uma pouco de azeite e um dente de alho picado salteie os cogumelos e os espinafres, assim que estiverem prontos junte ao arroz juntamente com o molho de azeite e alho de os saltear pois contem muito sabor ai.
Junte por fim a manteiga e queijo e com colher de pau envolva muito bem. ajuste por fim o sal cuidado que alheira já tem sal.
Sirva de imediato, acompanha com plumas de porco grelhas na brasa apenas com flor de sal. 









Bom Apetite!







3 comentários:

Obrigada pela visita!