Páginas

terça-feira, 29 de maio de 2018

Risotto A lá Mar! // Risotto de gambas e salmão fumado.




Tem coisa que acalme mais que o barulho do Mar, o vento o cheiro a  Mar?
Até pode ter... não para mim.
O Mar é Magico especialmente em épocas fora de Verão sem montanhas de gente barulho, confusões transito barulhento em busca de um estacionamento e outras coisas mais que época balnear nos trás. O cheiro maravilhoso de mar, o barulho das gaivotas trazido pelo vento, o rebentar das ondas é mágico. Sentir o vento no rosto com a humidade do mar que o vento consegue arrastar até  nós. Ficar ali sentada a ver as nuvens a correr muito lentamente a mudar formas a tapar e destapar o sol. 
Acumular uma boa dose de vitamina D 
E estes passeios junto ao mar o cheiro de mar deixa me cheia de vontade dos sabores de peixe ou mariscos, pronto ok é mais marisco viciada, confesso.
Então hoje minha proposta é um Risotto de gambas e salmão fumado. Uma delicia surpreendeu muito pela positiva. Já tinha visto aqui numa pagina Les gourmandises de Sara Da querida Sara Silva. E assim que me foi possível fiz minha versão do Risotto de Salmão, da Sara.




Bem vamos la a receita deste risotto fantastico, acreditem me vale mesmo a pena fazer este  Risotto.



Ingredientes
1 embalagem de salmão fumado + - 200 gramas
600 gr de camarão(fresco, congelado inteiro com casca)
Coentros frescos (Aromáticas Vivas )
Arroz de risotto
2 dentes de alho
1/2 cebola
2 caldos de peixe (fiz em casa)
Vinho branco q/b
1 malagueta
Flor de sal q/b
sumo de meio limão
Oregãos
Azeite q/b
Uns fios de açafrão
1 colher de sopa de manteiga
Queijo q/b(usei mozarella)

Preparação
Comece por cozer o camarão em água e sal e uma malagueta, reserve a água de cozer camarão. 
Retire cascas e cabeças do mesmo e com um pouco de água onde o cozeu num robot de cozinha ou mesmo com varinha mágica  triture muito bem cascas e cabeças dai vai retirar sucos cheios de sabor, com ajuda de um coador para não passar cascas separe os sucos dai retirados, reserve também.
Retire o salmão da embalagem e tempere com um fio de azeite sumo de limão e oregãos, reserve.
Passe agora para o risotto, este eu gosto de o fazer no tacho, pique a cebola e os alhos muito miudinho a mão ou com ajuda de um robot de cozinha , junte o azeite e leve ao lume a refogar ate cebola e alho ficarem bem translucidas, refresque com vinho branco deixe cozinhar por mais uns minutos para álcool evaporar junte os caldos de peixe se tiver, pode usar um Knorr eu prefiro fazer
deixe cozinhar um minuto e junte o arroz sempre a mexer deixe cozinhar também uns minutos sem calda, junte agora os fios de açafrão e umas folhas de coentros e mexa bem e finalmente comece a juntar os caldos do cozer o camarão 1º o que foi das cabeças e cascas de camarão mais sabor neste. Mas cuidado acrescente uma concha de cada vez o caldo é para introduzir aos poucos, sempre a mexer, depois de colocar o arroz demora mais ao menos 20 minutos até estar pronto.
Os caldos a introduzir no arroz devem estar quentes  se não atrasa a cozedura do risotto. Quando arroz tiver no ponto de cozedura coloque o camarão descascado assim com o salmão junto com azeite,oregãos e limão  onde ele se encontrava, junte uma colher se sopa de manteiga e  mexa tudo muito bem mas com delicadeza, a manteiga da mais cremosidade ao risotto.
 E por fim junto o queijo a gosto. 
Eu usei mozarella não é o queijo recomendado para risotto mas confesso que é o que mais gosto, por isso... Decore com uma folhas de coentros frescos e sirva de imediato.
Aqui a frescura do coentro faz magia.








Bom Apetite!


1 comentário:

  1. Esse prato parece estar mesmo no ponto!!

    https://abpmartinsdreamwithme.blogspot.com/

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita!