Bolo húmido de Mirtilo e Limão com Flor de Rosmaninho



Tem dias que apetece algo simples mas mesmo tempo especial, aquele ingrediente ...
Porque gostamos, porque apetece, porque sim simplesmente   
E depois tem aquelas fotos que  vêem noutros blogs e ficamos assim UHAUU vai ter que ser, vou ter que fazer porque se acabaram de reunir todos factores, ingredientes  para fazer mais uma partilha!
E independentemente da hora tenho que fazer aquele bolo, ponto.
Nem conseguia dormir se não o fizesse... 
Levantar cedo para tirar as fotos com a luz das primeiras horas do dia, tem dias que temos motivação. 
Quanto a vocês eu não sei mas gosto muito destas fotos, mas confesso que ideia não foi minha, mas sim de uma foto que vi. De uma bloguer que sigo não só pelas suas receitas que são sempre para lá de maravilhosas... As fotos são sempre tão mas tão lindas e não me refiro só as de comida as de locais também. Só tenho que dizer, muito Obrigada Ana Matos, autora do Blog Hey, Strawberry e também o Dona Delicia, Atelier de Sabores. Agora os dois num, numa junção deliciosa. E com fotos lindas de morrer que me inspiram. Tem mais alguém como eu, ou só eu procuro fotos bonitas para também conseguir um bom trabalho?
Porque tem blogs maravilhosos lindos com fotos que me inspiram e me deixam maravilhada e cheia de vontade de fazer ... parecido lolll.  Bem já chega de conversa  vamos a receita  que é para isso que cá estamos!





Ingredientes
3 ovos
150 gr de óleo de coco
180 gr de açúcar mascavado ou de coco
250 gr de farinha sem fermento 
150 gr de mirtilo 
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de bicarbonato
1 colher de chá de açúcar mascavado 
sumo e raspa de 1 limão 
As pequenas pétalas da flor de rosmaninho Aromáticas Vivas Q/B reserve algumas para por por cima do bolo depois de pronto

Preparação Tradicional
Pre aqueça o forno a 180ºC. Forre uma forma de bolo inglês com papel vegetal.
Bata o oleo de coco com o açúcar ate obter um creme cremoso junte os ovos sempre a bater. 
Adicione o sumo e raspa do limão. 
Junte a farinha com o fermento  bicarbonato e metade das pétalas do rosmaninho e vá adicionando a massa com cuidado sem parar de bater.
Verta cerca de metade da massa para dentro da forma junte metade dos mirtilos o resto da massa vai por cima e no fim mesmo por cima o resto dos mirtilos. Polvilhe com açúcar mascavado e leve ao forno 30 a 35 minutos até cozer ( nota ele fica muito húmido)
Desenforme depois de frio e coloque as restantes petalas do rosmaninho por cima e sirva ao lanche pequeno almoço, como quiser.
Ate com uma bola de gelado dá uma excelente sobremesa.

Preparação Bimby
Pre aqueça o forno a 180ºC. Forre uma forma de bolo inglês com papel vegetal.
Coloque o óleo de coco e o açúcar no copo da bimby bater 3 mint/vel.4 
coloque a borboleta e junte o sumo de limão e raspa bater alguns segundos por fim a farinha, fermento, bicarbonato e metade das pétalas de rosmaninho bater  3 mit/ vel 3.
 Verta cerca de metade da massa para dentro da forma junte metade dos mirtilos o resto da massa vai por cima e no fim mesmo por cima o resto dos mirtilos. Polvilhe com açúcar mascavado e leve ao forno 30 a 35 minutos até cozer ( nota ele fica muito húmido)
Desenforme depois de frio e coloque as restantes petalas do rosmaninho por cima e sirva ao lanche pequeno almoço, como quiser.
Ate com uma bola de gelado dá uma excelente sobremesa.





Bom Apetite!



10 comentários:

  1. Eu adoro as tuas iguarias e as fotografias. Já te tinha dito num outro post, como as tuas fotografias são maravilhosas. Eu gosto imenso de fotografia e em particular de fotografias de comida. Ainda estou no inicio desta caminhada, mas espero um dia conseguir fotografias como as tuas. Também fico cheia de vontade de ter fotos bonitas.

    Este bolo tem um aspecto vintage, que é uma época que eu gosto imenso. O bolo é do meu agrado. Onde adquires a flor de rosmaninho comestível? Obrigada. beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada, assim até fico sem palavras! Também meu blog é muito pequenino mas é assim que começamos. Desde que seja feito com Amor e carinho..
    Quanto as fotos muito obrigada pelos elogios, mas também procuro inspiração noutros blogs e tem cada um mais lndoooo. A flor de rosmaninho tenho em meu jardim. Mas podes encontrar em qualquer horto com facilidade.
    Beijinho grande e um excelente fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Elsa pelo esclarecimento, mas pensei que as flores teriam que levar um tratamento antes de serem consumidas, não sabia que se poderia colher e utilizar logo. Obrigada. beijinhos

      Eliminar
    2. Utilizei sempre assim bem lavadas e ponho sempre em água e vinagre uns minutos para limpar todas impurezas.
      Passo por água limpa e secar ...depois é só usar.
      Beijinho e obrigada eu.

      Eliminar
  3. Obrigada mais uma vez. Tenho que comprar flor de rosmaninho em vaso. Adoro a sua cor.beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Olá Elsa,

    Já algum tempo que estou em falta contigo. Vim logo aqui espreitar o post mas na altura não consegui comentar e assim foi passando, até o dia de hoje.
    Obrigada por este post que está lindo, e já sabes o quanto fico contente por também o meu cantinho servir de inspiração.
    Muitos parabéns pela grande evolução.
    Beijinho
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Ana!
      Como já te tinha dito gosto muito de teu Blog, tuas fotos lindas e sim é verdade uma grande inspiração teu blog tanto nas receitas como nas fotos.
      Fico feliz que tenhas gostado.
      Obrigada mais uma vez, beijinho grande!

      Eliminar

Obrigada pela visita!