terça-feira, 11 de abril de 2017

Arroz de Lingueirão com Robalo á Brasa.






Marisco Marisco Marisco...
Que mais posso eu dizer Gosto, ponto.
De todas as versões e feitios grandes pequenos acompanhados ou sozinhos é um verdadeiro caso de Amor eu e Mariscos
Então hoje trago um arroz que já andava imenso tempo para fazer só esperava conseguir o Lingueirão nem sempre se arranja mas lá o consegui.



Ingredientes
1 molho (1 kilo) de Lingueirão frescos
/2  pimento vermelho
Coentros frescos
1 tomate bem maduro
Arroz carolino (usei Pato Real)
Robalo escalado (1 por pessoa)
Flor de sal Q/B
Azeite Q/B
1 malagueta
5 cm de gengibre
Meio copo de vinho branco
3 dentes de alho 
1 cebola media 

Preparação Metodo Tradicional
Comece por limpar muito bem o lingueirão de areia que possa trazer
Coloque a cozer em água e um pouco de flor de sal, esta cozedura é muito rápida assim que a água ferver coloque o lingueirão lá dentro cerca de 5 minutos.
Retira para uma travessa e reserve a agua(sempre coada)   vai servir de caldo para o arroz 
A parte num tacho coloque a cebola picada,alho picado,azeite, malagueta picada e o gengibre ralado leve ao lume a refogar assim que a cebola ficar lourinha refresque com o vinho branco deixe evaporar o álcool coloque o tomate madura mas muito bem desfeito acrescente um pouco de calda de cozer o lingueirão e coloque o arroz a cozer a meio da cozedura coloque o pimento partido em cubos pequenos para que fique aldente. Rectifique o sal.
Nos ultimos 5 minutos coloque o lingueirão já sem as cascas reservando apenas alguns com casca para empratar e polvilhe com os coentros frescos também finamente picados.
Sirva acompanhado com um peixe grelhado á brasa eu acompanhei com Robalo.

Preparação Bimby


Coloque no copo água e flor de sal o lingueirão no cesto e programe 20 mint/100ºC/vel.4
Para que o lingueirão coza reserve a agua (sempre coada).
No copo coloque a cebola partida em 4 os dentes de alho a malagueta, gengibre e o azeite, Triture tudo vel5/20 seg programe 5 mint/100ºC/vel colhe.
Refresque com vinho branco e deixe cozinhar mais 5 mint/vel.colhe/ varoma.
Junte o tomate bem maduro e triture alguns segundos vel5, junte um pouco de caldo de lingueirão e coloque o arroz deixe cozinhar 16 a 17 mint/100ºC Vel colher. A meio do tempo coloque o pimento partido em pequenos cubos. Rectifique o sal.
Truque: Durante a cozedura do arroz coloque o lingueirão ja sem as cascas em cima no tabuleiro da baroma para manter quente. (Reserve alguns com casca para decorar prato a gosto) Assim que estiver o arroz cozido coloque o lingueirão junto com o arroz e polvilhe com coentros frescos picados, sirva de imediato. Sirva acompanhado com um peixe grelhado á brasa eu acompanhei com Robalo.



Bom Apetite.



1 comentário: