segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Crostinni de Cogumelos Selvagens


Cogumelos selvagens tem tanto de bom como de perigoso mesmo mortal. 
Mas quando se conhece bem as espécies, é sem duvida um mundo fantastico. Cheio de sabor. Este ano e pela 1º vez provei 3 espécies. 
      


Este é o boletus edulis (boleto)
Trata se de uma das melhores e mais apreciadas espécies de cogumelos.Tanto seu sabor com cheiro assemelha se a frutos secos.
Encontra frequentemente  debaixo de castanheiros,carvalhos, pinheiros e abetos vermelhos.   
---------------------------------------------
  



Este é lactarius deliciosus (Miscaros)
Este é meu preferido das 3 espécies que provei.Possui um forte cheiro semelhante a frutas e o seu sabor retardado é ligeiramente picante. Quando extraídos da terra larga um liquido vermelho alaranjado. Encontrasse com facilidade debaixo dos pinheiros em solos neutros ou calcários.
-------------------------------------------



E por fim o Macrolepiota procera (tortulho)
Estes são considerados dos mais deliciosos cogumelos silvestres. Possui um leve cheiro a frutos secos.Encontra se com abundância e facilidade junto a soutos, giestas e no meio de vinhas, aparecem normalmente em grupos.
as características e habita destas 3 espécies retirei AQUI neste SITE.
Recomenda se muito cuidado ter sempre certeza da espécie em causa extensa pesquisa e alguém com forte com forte conhecimento sobre cogumelos.
 como tive direito a muito pouco 2, 3 máximo 4 não deu para fazer grande coisa mas o suficiente para ficar apaixonada por este mundo e querer se duvida alguma ficar a conhecer muito mais. 
O que fiz com meus...
Fiz umas Crostinni.





Esta 1º foto pertence ao Boletus Edulis (Boleto)
Depois de muito bem lavado parti em pedaços, numa certã coloque azeite e alho laminado, flor de sal q/b coloque os cogumelos lá dentro e deixe saltear pode juntar uma malagueta se gostar assim mais para picante. Numa fatia de pão ciabatta torrado disponha o cogumelo polvilhe com salsa picada e coma ainda morna. E super saboroso o boleto tem uma textura macia que se desfaz na boca.




Este é o Macrolepiota Procera (Tortulho)
Que grelhei sem gordura nenhuma apenas grelhado em lume brando médio alto, claro flor de sal. Entretanto leve uma fatia de pão ao grelhador com azeite e alho em pó, corte o cogumelo  em fatias disponha por cima do pão e regue com vinagre balsamico em creme, polvilhe com ervas secas e sirva de imediato. Também muito saboroso e aromáticos.




E por fim o lactarius deliciosus (Miscaros)
como seu nome indica é realmente muito delicioso. Este depois de lavado e cortado em pedaços fiz igualmente salteado em azeite e alho,flor de sal muito simples. A parte tostei mais uma fatia de pão ciabatta que foi barrada com pêra abacate e por cima algumas folhas de rúcula e por fim os cogumelos regue com um fio de vinagre balsâmico e coma de imediato.
Com foi 1º vez que fiz e como já referi eram muito poucos fiz e comi sozinha :P




Fica a promessa de no próximo ano assim que abrir época dos cogumelos irei a procura deles no meio de uma bela caminhada pelos bosques de portugal...


Bom Apetite!








2 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigada!
      Deliciosos sim de um sabor muito intenso, uma verdadeira delicia.
      Beijinhos e boas festas!

      Eliminar